Fintech

Empréstimo consignado já é realidade nas fintechs. Saiba quem oferece e por que vale a pena

12 de December de 2019
Empréstimo consignado já é realidade nas fintechs. Saiba quem oferece e por que vale a pena<

Pegar uma fila enorme na agência bancária e preencher longos formulários são transtornos que já não são mais necessários para tomar um empréstimo. Hoje em dia, o consumidor pode recorrer às startups de serviços financeiros até mesmo nesta hora. Assim como nos bancos, também é possível obter um empréstimo consignado nas fintechs.

Esta modalidade de financiamento consiste na forma de pagamento das parcelas, que é feita por desconto direto em folha de pagamento. Mais segurança para a empresa e também para o cliente, que mantém um controle efetivo de suas finanças.

Optar por uma fintech ao solicitar um empréstimo consignado possui várias vantagens. Listamos abaixo os benefícios que elas oferecem e quais são as mais conhecidas do mercado para que você possa avaliar e fazer a melhor escolha.

Vantagens de requerer um empréstimo consignado pelas fintechs

Simplicidade

Um dos principais diferenciais dos serviços oferecidos pelas fintechs é a simplicidade. No caso do empréstimo, o objetivo destas empresas é democratizar o acesso ao crédito e oferecer alternativas à burocracia das instituições bancárias tradicionais. 

Por isso, na maioria das vezes os formulários e informações sobre o cliente que deseja pedir um empréstimo consignado nas fintechs é feito todo online. Afinal, em pleno século XXI, a tecnologia é aplicada cada vez mais para dar mais comodidade à vida das pessoas. 

Além de não precisar sair do conforto do lar, a análise da documentação e histórico financeiro do cliente muitas vezes se dá em poucos dias, ou mesmo horas.

Taxas mais baixas 

Justamente por não terem que arcar com a estrutura física dos grandes bancos, as fintechs conseguem baratear seus custos. Assim, um grande diferencial competitivo que possuem com relação às demais instituições financeiras são as taxas cobradas, que geralmente estão abaixo do padrão de mercado.

Com juros baixos e facilidade de acesso, o empréstimo consignado oferecido pelas fintechs é um produto atrativo e de fácil acesso para a população. 

Segurança 

As fintechs são especializadas em tecnologia e, por isso, concentram seus esforços em desenvolver plataformas cada vez mais intuitivas e seguras. Afinal, elas lidam com transações financeiras e precisam assegurar ao cliente proteção para seus dados. 

Caso vá utilizar o serviço de uma fintech para conseguir um empréstimo, provavelmente o sistema exigirá credenciais confidenciais e outros dispositivos de segurança. Tudo para que não tenha sustos ou dores de cabeça. 

Vale destacar que o empréstimo online é seguro, mas alguns cuidados são importantes. Antes de se decidir, faça pesquisas sobre as empresas e avalie qual a opção que te dá mais segurança e se adequa melhor ao seu bolso.

Resposta rápida

Seja na hora de solicitar o empréstimo, no momento da análise de crédito ou em caso de problemas futuros, o retorno das fintechs é praticamente imediato. Em muitos casos, elas oferecem atendimento pelo celular. 

Assim, fica muito mais fácil acompanhar todas as etapas do processo, consultar limites e tirar dúvidas sobre o produto contratado.

Conheça as 4 principais fintechs para empréstimo consignado

Agora que você já conhece os maiores benefícios de buscar um empréstimo consignado em uma fintech, é hora de saber quais as principais empresas do mercado que oferecem este produto. Comparamos características, condições e procedimentos.

  1. Creditas

Especialista em crédito pessoal, a Creditas está no mercado há sete anos e é uma das principais fintechs brasileiras de 2019. Com ela, o processo para requerer o empréstimo consignado é 100% online, com taxas a partir de 1,29% ao mês. Basta ter carteira assinada e indicar a empresa onde trabalha para fechar a parceria.

O interessado deve acessar o site da empresa, fazer o cadastro e aguardar. Em seguida, a Creditas entra em contato com o RH da empresa do cliente para estabelecer as condições.

Por fim, é feita a análise de crédito do tomador. Depois da aprovação, o valor é disponibilizado em 24 horas. 

  1. Geru

Outra fintech que possui empréstimo consignado é a Geru. A empresa existe desde 2015. Para solicitar, é necessário informar a quantia que se pretende receber, que pode variar de R$ 2 mil a R$ 50 mil, além do prazo de quitação, que vai até 36 parcelas.

A empresa não exige comprovação de renda e aplica taxas que começam em 2%. Esta taxa é aplicada de acordo com o perfil do cliente. Após aprovação e assinatura do contrato online, o prazo para disponibilização do valor é de um dia útil.

  1. BXBlue

Outra que oferece empréstimo consignado é a BXBlue, sendo que o pagamento pode ser feito em até 96 meses. A empresa disponibiliza um simulador em seu site para auxiliar o potencial cliente. 

Segundo as condições divulgadas,a taxa máxima de juros mensal (CET) aplicada, que significa o custo efetivo total do empréstimo, é de 2,34%. Este percentual vai depender do valor requerido e da quantidade de parcelas em que será feita a quitação.

  1. Banco Inter

Outra opção de empréstimo consignado por meio de fintechs é Banco Inter. Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é o Banco Inter e em qual categoria ele se enquadra, diante de seu crescimento. Além de ser considerado uma fintech, ele também é um banco 100% digital. 

O empréstimo consignado da instituição é direcionado para servidores e pensionistas de órgãos públicos estaduais e federais.

A taxa de juros é de 1,30% ao mês. Primeiramente, o cliente deve preencher a solicitação online e informar o valor pretendido e o número de parcelas. Depois, o banco avalia os dados e leva o contrato até a pessoa, que assina e retorna a documentação. Todo o processo é por conta da instituição.

Assim que os documentos forem recebidos e o empréstimo autorizado, o crédito é liberado o mais rápido possível.

A reportagem abaixo, veiculada no Jornal da Globo destacou o avanço do empréstimo consignado entre as fintechs.

Opções no mercado é que não faltam para conseguir um empréstimo consignado pelas fintechs. Antes de tomar sua decisão se esta é a melhor modalidade para você, faça pesquisas e coloque as contas na ponta do lápis. Organizar sua vida financeira não precisa ser burocrático e pode estar a apenas um clique de distância.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o nosso site para saber mais sobre o universo das fintechs. Nele, você pode ficar por dentro, por exemplo, dos principais exemplos de fintechs no Brasil e saber como o setor está crescendo rapidamente. Ou ainda conferir uma lista das fintechs específicas do setor de crédito

Para não perder estas e outras nossas informações, assine também a nossa newsletter e fique por dentro das novidades da revolução digital do mundo das finanças.