Criptomoedas

Quais os riscos da criptomoeda? É possível perder dinheiro?

28 de February de 2023
Quais os riscos da criptomoeda? É possível perder dinheiro?<

Um dinheiro que não se vê fisicamente, nem é emitido por nenhum governo. Apenas você tem acesso a ele por meio de um dispositivo eletrônico. Entenda quais os riscos da criptomoeda para saber como evitá-los. 

A criptomoeda ou moeda digital foi criada por cientistas da computação, matemáticos e diversos outros especialistas. Quando você investe nessa moeda, o dinheiro em espécie que você tem vira algoritmos, ou seja, números. 

Basicamente é uma troca de valores no meio digital. Por isso, entender quais são os riscos da criptomoeda é tão importante antes de começar a investir nesse mercado. 

Leia também: Conheça as melhores criptomoedas do mercado

Entre as criptomoedas existentes, a bitcoin é uma das mais famosas. Ela é um conjunto de programas de computador capazes de gerar códigos únicos que formam a moeda digital. A bitcoin é um dinheiro com quantidade limitada: vão existir apenas 21 milhões de unidades de bitcoins no mundo e é uma das cinco moedas mais valorizadas hoje em dia. 

Mas, antes de se empolgar e começar a comprar seus bitcoins, saiba quais os riscos da criptomoeda

Quais os riscos da criptomoeda? 

1. Transações irreversíveis 

Um dos riscos da criptomoeda é que se você fizer transferência errada, não conseguirá pegar o dinheiro de volta. Diferente do que acontece em uma transferência bancária normal, com a criptomoeda se você errar um número do destinatário, por exemplo, não é possível reclamar com nenhuma instituição para reaver o dinheiro. 

Dessa forma, se você pagou uma dívida em bitcoin, por exemplo, e digitou algo errado, seu dinheiro ficará perdido e você terá que fazer outra transação para a pessoa certa. 

Leia também: O que é Poloniex? Saiba tudo sobre a exchange de criptomoedas

2. Grande volatilidade

Embora o mercado esteja atualmente bem mais estruturado do que quando começou, em 2008, ainda existe uma volatilidade muito grande. Ou seja, os preços das criptomoedas mudam muito rapidamente, sobem e descem com muita rapidez. Isso faz com que esse tipo de investimento seja de alto risco. Ao mesmo tempo que você pode ganhar muito dinheiro você também pode perder. 

Portanto, como esse é um dos riscos da criptomoeda, uma das grandes dicas dos especialistas em investimentos é direcionar apenas uma pequena parcela do seu dinheiro para a criptomoeda. 

Se você está querendo entrar agora nesse mundo, além de entender quais os riscos da criptomoeda, fazer um curso com quem sabe do assunto, pode ajudar bastante. Participar de uma imersão gratuita, como o curso “Segredos do Bitcoin” pode ser um ótimo começo. 

Leia também: Como analisar criptomoedas: o que levar em consideração ao começar a investir

3. Anonimato

Dificilmente você saberá de quem comprou ou para quem vendeu uma criptomoeda. Isso porque nem as contas nem as transações estão ligadas a identidades conhecidas. Da mesma forma, as moedas, como a bitcoin, são descentralizadas, o que significa que nenhum governo, nem ninguém é dono dela. 

Nem mesmo a pessoa que criou a bitcoin é conhecida. Conheça no vídeo abaixo a história da moeda e quem são os possíveis criadores dela:

 

Com isso, como você viu, caso seja necessário, você não tem a quem recorrer e esse é um dos riscos da criptomoeda ao qual você deve estar ciente.   

Leia também: Biscoint: um guia completo sobre o comparador de preços de criptomoedas

4. Se perder o código, perdeu o dinheiro

Usando ainda a bitcoin como exemplo para falar sobre quais os riscos da criptomoeda, sua unidade de medida é frações. Quando você compra bitcoin, você compra frações da moeda que é um código e fica na sua carteira digital. Apenas você tem esse código, é como se fosse uma nota de dinheiro. Portanto, se você perder esse código, você perdeu seu dinheiro. 

Além disso, a chave de acesso da sua carteira digital, que é onde ficam suas bitcoins, é como se fosse a chave do cofre do banco, ela é sua e se perder não é possível ter uma cópia. 

Isso pode fazer com que seu dinheiro fique no limbo, como aconteceu com o romeno Mircea Popescu, um dos maiores proprietários de bitcoins do mundo, que morreu afogado na Costa Rica. 

Caso nenhuma outra pessoa tenha as chaves para acessar sua fortuna, estimada em cerca de R$ 11 bilhões, ela ficará perdida no limbo. Difícil de imagina uma coisa dessas, não é mesmo? Como aconteceu com ele, pode acontecer com qualquer um, esse é um dos riscos da criptomoeda.

5. Fraude de corretoras

Existem no mercado diversas pessoas que ofertam rentabilidade garantida ou mostram que ganham muito com criptomoeda ou ainda apresentam algo parecido com venda em pirâmide

Se você está aqui porque quer saber quais os riscos da criptomoeda, saiba que esse é um dos que tem grandes chances de acontecer e o impacto é bem grave, pois você pode perder todo o seu dinheiro. 

6. Comprar várias criptomoedas

A tecnologia de blockchain, que está por trás da criptomoeda, possibilita a criação de várias criptomoedas. No entanto, investir seu dinheiro em moedas digitais que possuem  baixa liquidez e que não possuem um projeto bem estruturado pode ser o fim do seu futuro império. 

Ah, mas e se essa moeda bombar como a bitcoin, vou ficar rico! Sim, mas o contrário pode acontecer com muita facilidade, Portanto, tenha muito cuidado, estude bastante e fique de olho no mercado para saber em qual investir para não perder dinheiro. 

Agora que você viu quais os riscos da criptomoeda, ficou com vontade de se aprofundar mais nesse mercado? Se você ainda não sabe bem como funciona e percebeu que precisa estudar melhor antes de investir seu dinheiro em criptomoedas, que tal fazer uma imersão nesse assunto no curso Segredos do Bitcoin? É gratuito. Faça agora sua inscrição