Fintech

TransferWise ou PayPal? Entenda as diferenças e descubra a melhor forma de enviar dinheiro para o exterior

4 de April de 2020
TransferWise ou PayPal? Entenda as diferenças e descubra a melhor forma de enviar dinheiro para o exterior<

TransferWise ou PayPal? Quem precisou enviar dinheiro para outro país no últimos anos, certamente já fez essa pergunta.

Transferências internacionais já causaram dor de cabeça em muita gente. A preocupação com taxas e impostos ou com a segurança do dinheiro pode ser um banho de água fria para quem planeja passar um tempo fora do Brasil.

Para nossa sorte, fintechs de pagamento e fintechs de câmbio tornaram o processo de remessa ao exterior mais simples e barato. E o que não faltam agora são opções para facilitar sua vida.

Com tanta oferta, é fundamental comparar serviços, taxas e prazos. E vamos fazer isso agora com duas gigantes desse mercado para ajudar quem estiver na dúvida entre TransferWise ou Paypal.

Qual é a melhor opção? TransferWise ou Paypal?

TransferWise e PayPal mudaram a forma de se fazer transferências internacionais e já se tornaram referências. Quem quer estudar ou morar no exterior, ou simplesmente está planejando férias fora do Brasil, certamente levará essas empresas em consideração antes de fazer uma remessa internacional.

Mas qual oferece mais benefícios? Para responder essa pergunta, vamos saber um pouco mais dessas fintechs e como elas trabalham para que você envie ou receba dinheiro do exterior de forma rápida, segura e confortável.

Como funciona a TransferWise?

Se você não sabe o que é TransferWise, já passou da hora de conhecer essa plataforma online de transferência de dinheiro para o exterior. A rapidez e as taxas mais baratas fizeram essa fintech deixar bancos e casas de câmbio comendo poeira em matéria de transferências internacionais.

O segredo da agilidade e dos custos mais baixos da fintech fundada em 2011 é a tecnologia peer-to-peer. Com esse modelo, a TransferWise movimenta seu dinheiro sem precisar enviá-lo a outro país.

Como usar?

Para usar a TransferWise, basta ser maior de 18 anos, ter um CPF e criar uma conta na plataforma. Também pode ser necessário que você envie fotos para comprovar sua identidade e a origem dos seus recursos antes de fazer suas remessas.

Com a conta ativada, você já pode fazer suas transferências. Basta escolher o beneficiário, a quantia que você quer enviar e para qual moeda você quer convertê-la.

Tempo de entrega

Quando criar uma transferência, você receberá uma estimativa do tempo de entrega. Ele pode variar de acordo com o país para o qual você está enviando, a forma de pagamento, o horário da transferência e o processo de verificação.

De qualquer forma, a conversão do dinheiro normalmente leva menos de 24 horas. Se o dinheiro for convertido entre saldos na sua conta da TransferWise, o processo é instantâneo.

Taxas e Custos

O custo total da transferência vai depender de três fatores: a quantia enviada, o método de pagamento e a taxa de câmbio. E a TransferWise tem um simulador para informar o valor exato que seu destinatário receberá.

Quanto mais dinheiro você enviar, maior será o custo da sua transferência. A tarifa varia de moeda para moeda, mas você tem todas as informações na página de preços da plataforma.

Para pagar, você poderá optar pelo boleto ou pela transferência bancária. Você verá quanto cada método de ou tipo de transferência custa quando criar sua remessa.

Em relação à conversão, a TransferWise trabalha com a taxa de câmbio comercial verdadeira. Além disso, para algumas moedas, você pode fixar o câmbio informado no momento da transferência e ele será garantido desde que o valor total seja pago dentro do prazo estabelecido (normalmente 24 ou 48 horas).

O vídeo abaixo, criado pela youtuber Pri Manso, mostra o passo a passo de uma transferência via TransferWise:

Como funciona o PayPal?

Criado em 1998, o PayPal já é mais conhecido pelo público brasileiro. A plataforma se popularizou muito como uma forma fácil e eficaz de realizar pagamentos online em lojas virtuais e sites de leilão.

Além dos pagamentos, você pode usar o PayPal para transferir dinheiro para qualquer pessoa. E tudo o que você precisar é  do endereço de e-mail do destinatário.

Se o destinatário não tiver uma conta no PayPal, ele receberá um email com instruções para abri-la. Se o destinatário já tiver uma conta, o pagamento será adicionado ao saldo.

Como usar?

Para abrir uma conta, você não paga nada e nem precisa comprovar qualquer documento. Basta informar seu CPF e criar um login e senha para poder transferir seu dinheiro.

Para pagar as transferências, você poderá usar o saldo da sua conta no PayPal, que você pode carregar via boleto. Outras opções são via conta bancária ou cartão de crédito, desde que estes estejam cadastrados.

Tempo de entrega

A remessa chegará na conta PayPal do destinatário assim que o pagamento for efetuado. No entanto, a retirada dos fundos para uma conta bancária pode levar um ou mais dias úteis.

Taxas e custos

Com o PayPal, você não terá qualquer custo para manter sua conta ou para fazer envios. As taxas são deduzidas apenas no recebimento e são de responsabilidade do destinatário.

Vale lembrar que, no caso de transferências para o exterior, o PayPal se baseará nas taxas de câmbio do mercado, mas também aplicará tarifas de conversão de moeda. Para a conversão de moedas de transferências recebidas em moeda diferente da moeda local é aplicada uma tarifa de 3,5%.

No vídeo abaixo, do canal MP da Net, você confere como enviar dinheiro pela PayPal:

Hora da decisão

Comparando o funcionamento das duas plataformas, fica claro que você pode usar ambas para enviar dinheiro para o exterior de forma prática e segura. No entanto, cada uma tem particularidades que podem influenciar sua decisão.

Se a PayPal torna o processo mais rápido, a TransferWise o deixa mais transparente ao mostrar todas as taxas com seu simulador. Se a TransferWise cobra menos pela conversão, o PayPal exige menos burocracia no processo de verificação.

Nosso veredito é que, apesar de a PayPal ser uma ótima ferramenta de pagamentos online, quando o foco é remessas ao exterior a TransferWise leva a melhor.

O artigo foi útil para decidir entre TransferWise ou PayPal? Concorda que a TransferWise vale a pena para transferências? E que tal agora comparar PicPay ou PayPal para saber qual é a melhor plataforma de pagamento?

Aqui no nosso blog você sempre fica por dentro do mundo das Fintechs e recebe dicas de como gerir seus recursos. Então não fique aí parado e assine nossa newsletter!