Investimento

Saiba o que são small caps e porque você deveria investir nessa categoria

28 de May de 2023
Saiba o que são small caps e porque você deveria investir nessa categoria<

Quem sabe o que são small caps já entende que nem apenas de ações de grandes empresas é formada a Bolsa de Valores. No entanto, ainda são poucas as pessoas que consideram essas alternativas como investimentos interessantes. 

Em geral, investir em grandes empresas como Petrobras e Magalu é o primeiro pensamento de um investidor que começa a aplicar na Bolsa. Mas essa não é a única opção para investir em ações.

Para ajudar a diversificar seus investimentos e é tolerante ao risco, vamos apresentar agora o que são ações small caps e como você pode aplicar recursos nessa modalidade, que pode ser considerada uma verdadeira caça ao tesouro.   

Afinal, o que são small caps?

Small caps é uma categoria da Bolsa de Valores que se refere a empresas que possuem baixa capitalização. Entre os investidores, elas costumam ser conhecidas como ações de segunda ou terceira linha, pois possuem um valor de mercado menor. 

Apesar de ser muito comum que as small caps sejam empresas novas na Bolsa, algumas empresas já consolidadas no mercado também podem ser consideradas small. 

Afinal de contas, a classificação não acontece devido a qualidade da companhia, mas ao seu porte e valor de mercado. Para calcular o market cap de uma empresa é utilizado o seguinte cálculo:

Capitalização = Total de ações x cotação da ação

Assim, chega-se ao valor de mercado da empresa, que pode ser considerada uma small cap caso apresente um resultado abaixo de US$ 2 bilhões. Se o valor for superior, a empresa pode se enquadrar nas outras categorias da Bolsa de Valores:

  • mid caps: empresas de porte e capitalização média; 
  • big caps (blue chips): empresas de maiores negociações e alta capitalização, com valor de mercado acima de US$ 10 bilhões. 

É importante lembrar que as classificações das empresas na Bolsa de Valores não se mantêm para sempre. 

Por ser baseado no preço de mercado e o volume de ações emitidas, e considerando que o mercado de ações é um dos mais voláteis, uma empresa pode variar a categoria com o passar do tempo. 

Exemplos de ações small caps

Agora que você sabe o que são small caps, vamos conhecer algumas empresas muito conhecidas no mercado que estão classificadas atualmente como smalls. 

Lojas Marisa 

Empresa famosa no setor de vestuário, a Lojas Marisa é considerada uma small cap na Bolsa de Valores, e esteve entre os primeiros lugares nos rankings de desempenho no mercado acionário nos últimos meses. 

Arezzo 

Com quase 50 anos de mercado, a Arezzo, uma das marcas mais conhecidas no setor de calçados femininos no Brasil, comprova que mesmo empresas de referência em seu setor de atuação podem ser consideradas small caps. 

Banco Inter 

Pode ser surpreendente que o banco Inter, um dos mais conhecidos e antigos bancos digitais, seja considerado uma small cap, certo? O banco foi a primeira fintech a estrear na Bolsa de Valores e já apresentou um histórico de crescimento interessante. 

Quais as vantagens de investir em small caps? 

Depois de entender o que são small caps e descobrir algumas empresas que fazem parte dessa categoria da Bolsa, que tal descobrir quais as vantagens de investir em companhias de menor capitalização? 

Para começar, podemos apontar como o maior benefício da aplicação em small caps a possibilidade de crescimento elevado

Ou seja, como muitas delas são novas na Bolsa de Valores e atuam em mercados ainda pouco explorados, uma possível valorização no valor de mercado poderia impactar positivamente as ações. 

Além disso, outro ponto positivo das ações de small caps é o custo, que costuma ser muito abaixo do que é solicitado por empresas de grande porte, as big caps. 

Assim, com o valor de uma única ação blue chip, é possível comprar um volume maior de papéis de uma small cap. 

E os riscos desse investimento? 

Por mais que tenha aspectos positivos, as small caps, assim como todo o mercado acionário, possui os seus riscos. 

A liquidez, por exemplo, pode ser um ponto negativo para quem está considerando os investimentos em small caps. 

Em geral, essas ações possuem um volume menor de negociações, então pode ser um pouco mais complexo conseguir vender papéis de uma small caps.

Além disso, diferente das grandes empresas já consolidadas, as oscilações das small caps são muito maiores. 

Isso significa que caso a volatilidade seja um ponto negativo para você, e seu interesse em correr riscos seja baixo, as ações de pequenas empresas pode não ser a opção mais interessante.   

Vale a pena investir em small caps?

Agora que sabemos o que são small caps, seus prós e contras, vamos responder a pergunta que todos se fazem ao se deparar com as ações dessa categoria. Afinal, vale a pena aplicar em small caps? 

As small caps são excelentes opções para os investidores que desejam diversificar as aplicações no mercado acionário, especialmente para aqueles que não possuem receio de arriscar. 

A verdade é que as empresas de menor porte, apenas do valor menor de mercado, são companhias que possuem grandes chances de crescer e valorizar, gerando ótimos resultados a longo prazo. 

No entanto, é importante ter em mente que não há garantias de que a empresa em que você está investindo irá, de fato, sofrer uma valorização exponencial. O que se pode fazer para conseguir uma previsibilidade melhor é analisar a empresa e seu mercado.

Ainda assim, também não se pode esquecer que, por ser uma categoria composta por muitas empresas novas, nem sempre estão disponíveis dados e informações relevantes para conseguir identificar se a companhia possui mais ou menos chance de continuar crescendo. 

Portanto, se você é um investidor mais tolerante aos riscos e deseja diversificar a carteira de investimentos, analise o mercado e escolha as small caps que parecem mais promissoras de acordo com os objetivos da sua aplicação.

E para continuar aprendendo sobre investimentos, você pode conferir os seguintes conteúdos: