Fintech

Como os bancos digitais ganham dinheiro: conheça 5 formas

19 de August de 2019
Como os bancos digitais ganham dinheiro: conheça 5 formas<

Você abre a sua conta online. Não paga mensalidade ou anuidade. Tudo é feito por meio do aplicativo. Um banco sem agência gera menos gastos e essa é uma das formas como bancos digitais ganham dinheiro

Um banco digital é aquele que permite que todas as operações sejam realizadas de forma digital — as formas mais comuns são por aplicativo e internet banking.

Ele gera uma facilidade para o usuário, que não precisa ir até uma agência para resolver qualquer tipo de problema, fazendo com que economize tempo e dinheiro.

Embora alguns bancos tradicionais estejam começando a oferecer contas digitais, como o Bradesco com a Next, na maioria dos casos as instituições responsáveis por elas são fintechs. Sendo assim, não existe uma sede física para atender os clientes.

Dessa forma, para ter uma conta digital não é necessário pagar taxas para a realização dos serviços. Pode haver uma ou outra — como caso de saques de dinheiro, por exemplo. Mas, no geral, se existem, elas são mais baixas dos que as cobradas pelos bancos tradicionais.  

A segurança da conta digital também é maior. Por exemplo, se você perder seu cartão, é possível bloqueá-lo diretamente no aplicativo. Simples e rápido, não é mesmo? 

No Brasil, os bancos digitais mais populares são:

Bancos digitais: um caminho sem volta

A onda das contas digitais começou em 2016 e, desde então, muitos brasileiros estão optando por elas. Quem quer pagar as altas tarifas dos bancos tradicionais se é possível ter uma conta em banco digital gratuitamente?

Quem ainda não é digital, quer ser. De acordo com a consultoria Cantarino Brasileiro, 54% dos clientes de bancos tradicionais pensam em abrir uma conta digital.

Além de ser um desejo dos usuários, os números mostram que é uma tendência e um movimento que não vai voltar. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) mostra como já vem acontecendo esse crescimento há bastante tempo:

como-bancos-digitais-ganham-dinheiro grafico

Você tem alguma dúvida que é um caminho sem volta? 

No entanto, aquelas pessoas que não nasceram com o celular na mão e estão acostumadas com as altas taxas ou até mesmo quem manja tudo de tecnologia, fica se perguntando: como os bancos digitais ganham dinheiro?

Como os bancos digitais ganham dinheiro

1. Redução de custos

Como os bancos digitais não possuem agências, eles ganham dinheiro desta forma: reduzindo seus custos. Tudo é feito no seu smartphone e dificilmente você falará com algum funcionário do banco.

Já pensou quanto dinheiro está envolvido no simples fato de uma agência física existir? Mesmo fechada à noite, por exemplo, ela consome dinheiro com segurança, alarmes, energia, aluguel. É uma baita economia, não?

De acordo com o presidente do Banco Inter João Vitor Menin, em entrevista para o Correio Braziliense, o Banco Inter ganha dinheiro por possuir uma estrutura mais simples. 

“Você pega um banco tradicional, com mais de 5 mil agências, mais de 80 mil pessoas trabalhando, quase um exército. É muita energia sendo gasta. Esse é o primeiro diferencial nosso. Quando você tem uma estrutura leve, já corta esse custo todo”, afirma.

2. Com o seu dinheiro

Ao colocar o dinheiro em uma conta, seja em um banco digital ou tradicional, o banco toma conta do seu dinheiro. A quantia que você guardou, no entanto, não fica parada: ela é emprestada para outras pessoas e o banco ganha juros com esses empréstimos.

A personal trainer da vida financeira, Luciana Fiaux, explica mais sobre como os bancos digitais ganham dinheiro com o seu dinheiro no vídeo a seguir: 

3. Novos produtos

Os bancos digitais estão investindo cada vez mais em tecnologia e em novos produtos. Com isso que eles ganham ainda mais dinheiro. 

O Nubank, por exemplo, possui um programa de recompensas, o Nubank Rewards. Só a taxa de adesão a ele é o equivalente a R$ 190 anuais. 

Outra forma de o Nubank ganhar dinheiro, ainda está em fase de teste, é com a concessão de empréstimos.

Portanto, novos produtos e serviços na área de investimentos, planos de previdência privada, ações e empréstimos são formas como os bancos digitais ganham dinheiro.

4. Compras do consumidor, juros e multas

Não cobrar taxas não quer dizer que o banco digital não cobra juros. Não confunda! Se você não paga sua fatura na data certa, por exemplo, você terá que pagar uma multa, e ela pode ser bem alta. 

Portanto, essa é uma outra forma como bancos digitais ganham dinheiro. Além dessa, bancos como o Inter e o Nubank recebem cerca de 2% sobre toda compra realizada pelo usuário. 

Fazendo uma conta rápida e arredondada: 

  • Levando em consideração que o Nubank tem 5 milhões de clientes e que a fatura média do brasileiro é de mil reais, conforme levantamento do SPC Brasil;
  • Logo, os usuários Nubank gastam 5 bilhões de reais por mês. 
  • Contando os 2% que mencionamos ali em cima, são R$ 100 milhões ao mês que o Nubank fatura. Isso só porque os clientes fizeram compras no cartão.

Uma quantia bem relevante, não é mesmo?

5. O próprio cliente

Cada cliente é uma forma como bancos digitais ganham dinheiro. Se ele está feliz, vai gerar novos clientes, de acordo com a visão do Banco Inter. Isso consequentemente aumentará o faturamento do banco. 

As opções de bancos digitais estão aumentando cada vez mais. Se você ainda não possui conta digital e quer fazer uma, pode começar a pesquisar sobre como economizar ao migrar para essas instituições.

Outra dica é saber as vantagens e desvantagens entre Nubank e Neon, por exemplo, ou, ainda, entender se o cartão Trigg vale a pena

Ficar de olho nos avanços tecnológicos faz com que a gente saia sempre ganhando. Por isso, para ficar por dentro de todas as novidades do mundo das fintechs, assine a nossa newsletter!