Criptomoedas

Entenda como funciona o blockchain e por que ele é tão revolucionário

1 de March de 2022
Entenda como funciona o blockchain e por que ele é tão revolucionário<

Mesmo que já seja uma realidade entre os consumidores e usada no mercado financeiro, ou em outros setores, como o de documentos, entender como funciona o blockchain ainda é um desafio para muitos.

Nas finanças, por exemplo, o blockchain muda especificamente a questão das transações financeiras. Dados da pesquisa da Score Digital, nesse sentido, mostram que o brasileiro já faz 58 mil transações digitais por hora

A tecnologia blockchain concede mais segurança, mais eficiência no momento da operação, descentraliza as transações e, além disso, transforma  bens em ativos digitais. Sim, ela é realmente revolucionária!

Em outras funções, como para a validação de documentos, ela também já é entendida como essencial. Somente no Brasil, por exemplo, já foram autenticados 156 mil documentos por meio da tecnologia blockchain, como mostrou artigo do TecMundo. Isso para citarmos apenas os dois exemplos mais comuns no dia a dia do consumidor.

Por isso, esperamos que você entenda blockchain, sabendo porque ela é a base de todas as inovações digitais mais recentes e, por que você deveria confiar nessa nova tecnologia, já requisitada por todo o mercado.

Blockchain e criptomoedas são a mesma coisa?

Não! A confusão é normal, mas é importante explicar: a diferença se dá pela função e abrangência das duas. 

Enquanto o blockchain é uma tecnologia que pode ser utilizada para diferentes fins, a criptomoeda é uma moeda digital, que existe apenas no virtual, não emitida por algum país ou órgão específico.

Algumas das criptomoedas já disponíveis no mercado são a Ripple, a Dogecoin e a mais conhecida delas, o Bitcoin.

E caso você queira ter uma visão completa sobre as melhores criptomoedas do mercado, temos um post especial sobre o tema: “Conheça as melhores criptomoedas do mercado”.

De modo simples, o que é tecnologia blockchain?

Em resumo, ela é uma rede de registros ou cadeia de dados que permite rastrear como e onde se recebeu uma informação pela Internet. Como já salientado, ela pode ser usada para diversas áreas, especialmente nos processos organizacionais das empresas

Podemos explicar da seguinte maneira: imagine um vestido. Para ele continuar inteiro, os fios precisam estar unidos, correto? Se, por exemplo, puxarmos um fio solto, o vestido já não será o mesmo.

O blockchain funciona de modo parecido, já que, por meio desta tecnologia, existe uma “costura digital” em que as informações não se perdem e são amplamente modificadas, caso haja uma simples alteração, e isso faz com que as transações consigam acontecer.

Na prática, como funciona o blockchain?

Muitos ainda consideram o blockchain uma tecnologia difícil de entender, por conta dos detalhes técnicos que ela apresenta. Para facilitar, pense em uma fileira de dominós.

Em toda operação que envolva a tecnologia blockchain, independentemente de qual seja, teremos pequenos “blocos” (nesse caso, os dominós), recheados de conteúdo. O primeiro  é o chamado “bloco de informações”, no qual o sistema insere informações como assinatura digital, carimbo da data, hora e chave pública.

Ele é acionado, por exemplo, quando alguém pretende transferir criptomoedas ou validar um documento.

Logo a seguir, essas informações do primeiro dominó precisam ser validadas, para que a operação ocorra. Por isso, elas seguem até uma espécie de “área temporária”.

A cada 10 minutos, todas as transações do mundo que estão nessa área serão analisadas por um miner, em um processo chamado mineração. 

Vamos explicar: por um computador, uma pessoa (o miner) resolverá um quebra-cabeça relacionado à transação.

Se conseguir, receberá uma parte do valor a ser transferido, em forma de bitcoin. É tarefa dessa pessoa, também, informar a operação em um Registro Aberto e colocar um endereço (transaction id). 

Se continuarmos a usar o exemplo do dominó, é como se um observador de fora, um juiz, avaliasse e declarasse: “sim, esse dominó tem o peso correto, está nos conformes”. 

Mas afinal, o que fará a fileira funcionar e os dominós caírem?

Existem dois segredos: primeiro, que todos esses blocos estão unidos por “nós” que, quando a solução do quebra-cabeça é encontrada, eles são atualizados a todos os nós da rede. 

Segundo, porque é utilizado um sistema de “hash”, uma função matemática que modifica o transaction id cada vez que ele é movimentado. Por isso, impossibilita o roubo ou mapeamento da sua transação por terceiros.

Assim, os dominós caem e as transações ficam mais seguras e confiáveis com o blockchain.

Ficou com dúvida sobre como funciona o blockchain? Assista ao vídeo abaixo para entender melhor:

Elementos da tecnologia blockchain

Esperamos que você tenha entendido blockchain, mas os elementos dessa tecnologia ainda não são bem compreendidos mesmo sendo muito utilizados por todos. 

Esse uso constante ocorre, em parte, pelo avanço de inovações como o PIX, que já é utilizado por 61,4% dos brasileiros, de acordo com o Banco Central (BC), como informa artigo da Infomoney.

Por meio deles, é possível entender como funciona o blockchain e assim, separamos alguns dos principais elementos que merecem maior atenção.

Endereço/Chave

A chave ou endereço, também chamado de transaction id, é o conjunto longo de caracteres e números que identificam os envolvidos na transação que utiliza o blockchain. Todos que precisarem realizar ou receber transações necessitarão emitir uma chave.

Hash

É o elemento que assegura a confiabilidade nas operações via blockchain. Ela é uma função matemática que pode ser realizada a qualquer momento. Quando aplicada, modifica totalmente um endereço, dificultando o roubo.

Confira essa possibilidade com um gerador de hash, que demonstra a diferença existente em uma simples alteração no endereço. É um dos grandes elementos para o modo como funciona o blockchain, hoje em dia.

Miner

Pessoa central nas operações de blockchain, ele fica, através de um computador, avaliando todas as operações da chamada “área temporária”.

Como já explicado, ele é o vencedor de uma “disputa” matemática, ocorrida a cada 10 minutos, relacionada à transação que irá ocorrer. Também é tarefa dele criar o endereço ou transaction id.

Nós

Quando a operação é validada e os blocos ficam ativos, eles são conectados por pequenos nós de informação, onde eles serão “repassados”. São eles que permitem a viabilidade da tecnologia blockchain.

Quatro possíveis usos do blockchain

Como já dito, o modo como funciona o blockchain já é sentido por diversas áreas, inclusive a financeira.

Por isso, segundo Joichi Ito, pioneiro da internet no Japão e diretor do Media Lab do Massachusetts Tela, por conta das diversas possibilidades de uso e pela segurança que ela proporciona, a tecnologia blockchain é tão revolucionária quanto a própria Internet.

Muitas empresas já utilizam a tecnologia em seu dia a dia, como mostra um artigo da revista Forbes. Algumas delas são a Adobe, o banco JPMorgan Chase e a Mastercard.

  • Criptomoedas – Como já conhecido, o blockchain é a tecnologia que permite a tecnologia das criptomoedas de modo seguro e possível.
  • Remessas internacionais – O blockchain também permite que você realize grandes remessas internacionais sem grandes problemas. Além disso, como é uma moeda sem lastro, tem grandes efeitos na economia do país. 

A tecnologia blockchain já é a base de serviços como os oferecidos pela Remessa Online.

  • Registro Autenticado – O uso é tão relevante que o Governo já autorizou o uso da tecnologia blockchain para a certificação de documentos, desde novembro de 2021. como informa a notícia do jornal O Estado de São Paulo. Esse é, inclusive, um dos usos do blockchain para advogados.
  • Ativos Financeiros – A tecnologia blockchain também permite, por exemplo, tokenizar qualquer ativo financeiro, como imóveis, precatórios, metais preciosos e até mesmo outros instrumentos financeiros, como previdência e capitalização. Essa, em último, está de acordo com as Finanças Descentralizadas (DeFi).

Se você quiser saber mais usos do blockchain no dia a dia, já preparamos um material especial sobre o tema. Confira em: “Você conhece algum exemplo de blockchain que vai além do bitcoin? Veja 4 agora”

O blockchain já está mudando a sua maneira de lidar com o dinheiro

O autor britânico Arthur C. Clarke já disse, certa vez, que “qualquer tecnologia suficientemente avançada é equivalente à mágica”.

Se você já está vendo o boom das criptomoedas, já consegue ver os benefícios e entender como funciona o blockchain. Além da revolução no campo financeiro, ele possui efeitos políticos a longo prazo, empoderando o cidadão a realizar mais as suas escolhas.

Por isso, fique tranquilo: agora, com mais conhecimento, você pode explicar o que é tecnologia blockchain e utilizar ela nas escolhas do seu dia a dia!

E se restou ainda alguma dúvida, temos dois conteúdos que podem te auxiliar a entender ainda mais o objetivo e funções do bitcoin. São eles: