Fintech

Saiba a diferença entre fintech e banco digital e quais as vantagens de cada um

9 de January de 2020
Saiba a diferença entre fintech e banco digital e quais as vantagens de cada um<

Hoje em dia, serviços inovadores e escaláveis têm ganhado o mercado e ocupado o lugar de instituições tradicionais e mais conservadoras. E são tantos termos novos, que alguns podem ficar confusos. Além disso, uma das maiores dúvidas, quando se trata de startups e serviços digitais, é saber a diferença entre fintech e banco digital.

Muitos acham que é a mesma coisa, outros não sabem o que são cada uma delas. Então decidimos explicar os dois termos para você entender melhor e descobrir quais são as vantagens de cada um.

Diferença entre fintech e banco digital: o que é uma fintech?

Para começo de conversa, é preciso primeiro entender o que é uma fintech. Uma fintech é uma startup de serviços financeiros. Seu termo vem do inglês: fin (financial) + tec (technology). Como o próprio nome já aponta, uma fintech é uma startup que utiliza a tecnologia inovadora para resolver questões financeiras.

Portanto, fintech é qualquer empresa digital e inovadora que trabalhe com o objetivo de trazer soluções financeiras do dia a dia. O estudo Fintech Mining Report 2019 aponta que no Brasil, hoje, existem 550 fintechs. No país, a maior concentração de startups financeiras fica no Sudeste (74,5%), em seguida vem a região Sul com 17,9%, depois Nordeste (4,7%), Centro-Oeste (2,2%) e Norte (0,7%).

É notável o crescimento das empresas desse nicho no mundo. O Brasil tem feito parte deste crescimento, e hoje possui grandes fintechs. Duas fintechs do país, inclusive, já ganharam o título de unicórnio, quando uma startup ultrapassa o lucro de US$ 1 bilhão. Os unicórnios do Brasil são o Nubank e a Stone, segundo o mesmo relatório.

Diferença entre fintech e banco digital: o que é um banco digital?

É importante entender que, na realidade, não existe uma real diferença entre fintech e banco digital, já que um faz parte do outro. Como foi explicado acima, uma fintech é uma startup que oferece soluções na área financeira, portanto um banco digital é uma das categorias existentes entre as fintechs.

Agora que já entendemos o que é uma fintech e sabemos que banco digital é um tipo de fintech, é bom saber também um pouquinho mais do que difere este tipo de empresa das instituições tradicionais com as quais estamos mais acostumados. Afinal, o que diferencia um banco digital dos bancos comuns?

Um banco digital, como seu próprio nome já diz, é um serviço bancário que funciona apenas digitalmente e não possui atendimento físico. Também podem ser chamados de bancos virtuais ou bancos online. Todas as solicitações de um banco tradicional podem ser feitas por meio do atendimento virtual que bancos como estes oferecem.

Conheça os diferentes tipos de fintech

Agora que você já sabe a diferença entre fintech e banco digital, vamos entender quais são os tipos de fintech existentes no mercado hoje em dia e quais os principais players.

  • Fintechs de pagamento (ou mobile money): este segmento é caracterizado pelas fintechs que atuam no gerenciamento de fundos financeiros e transferências de dinheiro, utilizando um aplicativo por meio de um smartphone. Além disso, elas simplificam o processo de compra e venda de lojas de varejo no qual oferecem as conhecidas maquininhas de cartão. No Brasil, este tipo é o que possui maior número de startups.
    Principais players do mercado brasileiro: PagSeguro, SumUp, BoletoSimples, Mercado Pago, Pagcom, PicPay, Moip e Stone
  • Gerenciamento e finanças: os aplicativos de gestão financeira são um dos tipos mais populares de fintechs. Geralmente, são serviços gratuitos que ajudam a otimizar a organização financeira pessoal e até de uma empresa. Entre suas funcionalidades, oferecem controle de despesas e entradas, gráficos de balanço financeiro, fluxo de caixa e muito mais.
    Principais players do mercado brasileiro:  GuiaBolso, Conta Azul, Mobilis, Organizze, Qipu e Contabilizei. 
  • Empréstimos entre pessoas (P2P lending): aqui, as instituições financeiras que fazem o intermédio de um financiamento ou empréstimo são substituídas por um sistema que facilita o processo e coloca em contato direto o fiador e credor.
    Principais players do mercado brasileiro: Trigg, Easy Crédito, Quero Quitar, Bom pra Crédito, Nexxos, Lendico e Mutual. 
  • Seguros (Insurtechs): estes tipos de fintechs atuam com a função de oferecer as melhores opções de seguro para uma pessoa, com as melhores taxas e condições de pagamento.
    Principais players do mercado brasileiro: Compara Online, Bidu, Escolher Seguro, Minuto Seguros e Tá Certo. 
  • Investimentos: assim como as fintechs de seguro, as startups de investimento servem como ferramenta de comparação para as melhores aplicações de dinheiro e das opções mais seguras e rentáveis.
    Principais players do mercado brasileiro: Magnetis, Jurus, Dod, InvestApp, Monetar e Yubb.
  • Crowdfunding: as fintechs de crowdfunding são plataformas de financiamento coletivo que buscam recursos por meio de projetos. Geralmente são usadas para angariar fundos para causas sociais, projetos culturais ou empreendimentos.
    Principais players do mercado brasileiro: Catarse, Benfeitoria, Vakinha, Benfeitoria Kickante. 
  • Criptomoedas e blockchain: são sistemas onde ocorrem transações de diversas naturezas, geralmente financeiras, de forma descentralizada (aqui também sem a presença de uma instituição tradicional para comprovar). Essas fintechs ficaram muito conhecidas pela popularização das moedas virtuais ou criptomoedas, como o Bitcoin.
    Principais players do mercado brasileiro: FoxBit, Mercado Bitcoin, Pague com Bitcoin e CoinBR.net.  

Conheça os principais bancos digitais do mercado brasileiro

Hoje em dia, existem uma infinidade de bancos digitais no Brasil e no mundo. Abaixo, vamos citar as principais fintechs que oferecem serviços bancários de forma virtual e otimizada. Se você quiser saber um pouquinho mais sobre cada uma, aqui no site da Fintech, fazemos diferenças comparações e descrições de bancos e contas digitais.

  • Nuconta (Nubank): a Nuconta é um serviço recém-lançado pela startup unicórnio Nubank, que antes só oferecia cartão de crédito. Assim como os bancos tradicionais, a Nuconta oferece serviços de pagamentos de contas, transferências, depósitos (por boleto) e tudo isso sem taxas ou tarifas para manutenção de conta. Um dos diferenciais do Nubank e Nuconta é o atendimento exclusivo e personalizado que se destaca em meio as outras contas do tipo.
  • Banco Inter: mesmo começando como uma empresa financeira tradicional,conhecida antes como Intermedium o Banco Inter mudou sua atuação passando a trabalhar com atendimento completamente digital e hoje está entre uma das fintechs que oferecem serviços bancários. Saiba mais aqui sobre o Banco Inter e os benefícios de sua conta online.
  • Banco Original: o Banco Original foi fundado em 2011 e é um dos mais antigos na categoria de serviços financeiros digitais. Ele foi criado a partir da junção de outros dois bancos, o Banco JBS e o Banco Matone. Ele é uma das fintechs de serviços bancários que oferece um tipo de conta exclusiva para pessoa jurídica.
  • C6 Bank: talvez um dos mais novos bancos digitais, o C6 Bank foi fundado em 2018, mas só iniciou suas atividades em 2019, depois de uma licença de financiamento feita pelo Banco Central. Além dos serviços bancários mais comuns, o C6 Bank oferece a função de transferência por Whatsapp e SMS, conhecido como C6 Kick.
  • Agibank: o Agibank é um dos poucos bancos digitais que começou como banco tradicional e que ainda possui agências físicas, sediadas em Porto Alegre, cidade em que foi criado. Uma das curiosidades sobre o banco é que ele foi a primeira instituição financeira do mundo que transforma o número de celular do cliente em seu número de conta corrente.

Aqui neste vídeo do canal Dinheiro com Você, você pode conferir uma comparação completa dos principais bancos digitais do Brasil

Gostou do post de hoje sobre as diferenças entre fintechs e bancos digitais? Continue acompanhando nosso site para saber tudo sobre o mundo das startups financeiras fique por dentro das melhores opções de serviços e soluções para você.